Avestruz

0
414

Um animal que já foi tão caçado pelo homem que em certos lugares simplesmente desapareceram.

CLASSE: Aves
ORDEM: Struthioniformes
NOME CIENTÍFICO: Strutio camelus

avestruz-fotos

Enquanto vai arrancando plantinhas, a enorme ave não deixa escapar quase nada. Devora folhas, raízes, insetos, pequenos répteis e roedores. Lá pelo meio-dia, já está saciada de tanta comida e vai beber água, cerca de 8 litros por vez.
avestruz-animalNão é muita água para um bicho que só bebe uma vez por dia, às vezes, e que habita regiões tão quentes como as campinas e os desertos africanos. E nem é muita comida, quando a gente lembra que se trata de uma ave de 2,5 metros de altura e uns 150 quilos de peso. Ainda assim o avestruz tem fama de comilão entre os homens, principalmente por causa de seus hábitos em cativeiro. Quando domesticado, o bicho come tudo que seja colorido ou reluzente: moedas, botões, tampinhas de garrafa, até joias e relógios.
O avestruz já foi caçado pelo homem com tanto descaso que em certos lugares desapareceu. Nem sua velocidade de mais de 60 km/h conseguiu salvá-lo. Mas hoje, protegidos pela lei que proíbe caçá-los, os bichos podem perambular em bandos, sempre de um macho, preto e branco, e quatro ou cinco fêmeas cinzentas.

Depois de vencer os rivais, o avestruz procura atrair as fêmeas com movimentos compassados. A princípio elas ficam só olhando, mas em seguida começam a balançar o corpo e logo todos seguem o mesmo ritmo.

Quando perseguido, o avestruz geralmente corre. Mas outra defesa é ficar rente ao chão, com o pescoço esticado, para disfarçar a grande estatura. O bicho nunca enfia a cabeça em um buraco. Isso é lenda.

Filhotes de avestruz são presas fáceis e carnudas (já nascem do tamanho de um frango), que atraem inimigos esfomeados. Acontece que o pai das avezinhas está sempre por perto, vigilante e hostil.
Em defesa da ninhada, espanta o assaltante com fortes coices e bicadas. Os pés do avestruz, que têm unhas fortes e grossas, são armas poderosas, que o bicho utiliza para dar coices inesperados. Se acertar, causa fratura.

avestruz-filhotes

avestruz-filhote

avestruz-bando

avestruz-domesticada

DEIXE UMA RESPOSTA