Benefícios da caminhada

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Conheça os benefícios da caminhada e tudo que a prática desse exercício pode te oferecer.

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Os benefícios da caminhada

 

benefícios-da-caminhada-dicasOs benefícios da caminhada são muitos, e a prática desse tipo de exercício pode trazer a você vários benefícios, como a diminuição do colesterol, fortalecimento dos músculos, melhoria nas articulações, diminuição das dores no corpo, melhoria na respiração e entre outros.
A caminhada é o tipo de exercício mais praticado no mundo, pois é um exercício simples e fácil de se fazer, basta encaixar um horário em que você estará livre e usar para fazer a caminhada. Uns preferem fazer a caminhada logo pela manhã pois dizem que conseguem ter mais disposição ao decorrer do dia, e outros preferem ou simplesmente só tem disponibilidade fazer no final da tarde ou a noite, enfim, o importante é não deixar de fazer exercícios, e uma boa caminhada é excelente e traz benefícios tanto para o corpo quanto para a mente.

Não existe nenhum tipo de restrição quanto a idade, qualquer pessoa seja ela idosa ou adolescente pode fazer uma caminhada, ou até mesmo uma corrida sem problema algum.

Alguns detalhes devem ser levados em conta antes de começar, iniciando pelo calçado. Um bom tênis para caminhar pode te oferecer mais conforto e não causar dores ou incômodos durante e após a atividade física, então escolher um tênis apropriado é garantia de uma caminhada mais confortável e satisfatória.

O alongamento é extremamente importante e deve ser feito antes e depois de qualquer atividade física, pois prepara a musculatura antes das atividades e relaxa os músculos após os exercícios, prevenindo as dores após descansar o corpo.

Não faça atividades de barriga cheia. Coma sempre coisas leves e em pouca quantidade antes de fazer a caminhada, pois se comer muito, você sentir fadiga muito rápido, dificuldade para respirar, enfim, vai ser muito desconfortável. Uma boa fruta ou barra de cereal são boas escolhas antes das atividades físicas.

Use roupas confortáveis e com boa ventilação, pois assim seus membros principais estarão livres e executarão com mais perfeição os movimentos praticados em uma caminhada ou em qualquer atividade física.

Para quem nunca foi te praticar exercícios, a dica é de começar sempre em um ritmo mais lento e procurar fazer caminhadas de 10 minutos, um dia sim e um dia não, e ir aumentando o ritmo e o tempo de duração a cada mês até o corpo ir se acostumando. As mudanças no corpo já serão perceptíveis fazendo 10 minutos de caminhada por dia.

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Benefícios da caminhada: resumindo

Como pôde perceber, a caminhada é um exercício que qualquer pessoa pode fazer, basta ter determinação e não inventar desculpas de que o dia está muito frio, ou que o dia no trabalho foi muito cansativo. Tem que ser persistente e sempre superar os desafios, pois as mudanças serão sentidas com o tempo e os resultados trarão satisfação.

Entre outros benefícios, estão:

  • Melhora a circulação: uma caminhada de aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício;
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  • O pulmão se torna mais eficiente: pois faz com que uma quantidade de impurezas saia do pulmão, deixando-a mais livre de catarros e poeira;
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  • Combate a osteoporose: o impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico para os ossos, e isso faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos nos ossos, facilitando a absorção de cálcio e deixando os ossos mais resistentes;
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  • Diminui a sonolência: a caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo produza adrenalina e faz com que a pessoa produza substâncias estimulantes para o corpo.

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