Causas da dor de garganta

0
273

Confira as causas da dor de garganta e veja como proceder em todos os possíveis casos para acabar com essa inflamação que causa tanta dor.

As causas da dor de garganta são várias. A garganta nada mais é que a faringe, e a faringe é dividida em três áreas: Rinofaringe, Orofaringe e Hipofaringe.
Duas estruturas são muito importantes, Adenoide e a amigdala.
Adenoide fica ma rinofaringe atrás das vias nasais, e a amigdala fica na orofaringe logo na região em cima da língua, aonde conseguimos ver na garganta.
Basicamente são três os fatores que fazem essas estruturas incharem: Infecciosos, irritativos e alérgicos.

Fatores alérgicos

Se for alérgico a pessoa vai perceber que muitas vezes vem com sintomas nasais. Nessa época do ano a gente fica em ambientes muito fechados, então a alergia aumenta muito.
A poeira, carpete, cortina, ambientes mal ventilados, tudo isso acaba atrapalhando as vias nasais que vão por consequência comprometendo as vias orais da garganta. Dentro desses fatores alérgicos, destacamos também os animais de estimação, principalmente quando eles ficam dentro de casa e soltam muito pêlo. Também nessa época do ano a gente tira muitas  roupas de dentro do armário, roupas que estão guardadas a muito tempo e exalam muita poeira e mofo.

Fatores irritativos

Nos fatores irritativos a gente pode dividir em 2 subgrupos:

Inalatórios: Já percebeu quando fica perto de cigarro, ambientes com muita química que a garganta muitas vezes arde? Então, isso é o subgrupo irritativo, inalatório.
Outra causa irritativa que acomete a garganta vem do estômago, o refluxo.
Refluxo: Muitas vezes o refluxo não vem com azia, aliás, 50% das vezes o refluxo vem sem azia.
Os sintomas que você percebe são na garganta: pigarro, tosse seca, boca seca, boca amarga, rouquidão.
Então você percebe muitas vezes esses fatores como irritação crônica na garganta, irritação por meses, e quando vai ver não tem infecção, é o refluxo.

Fatores infecciosos

Fatores infecciosos podem ser virais ou bacterianas. Pode causar dor de garganta, febre, íngua no pescoço, mau hálito. Todos os sintomas são de virais e bacterianos, a diferença é que a bacteriana vem com pus na garganta, e nesse caso precisa de antibiótico.
Para poder ter certeza que vai tomar o antibiótico na hora certa, só um especialista que pode definir.

Causas da dor de garganta – Aviso importante

Uma dor de garganta aparentemente simples, pode se tornar grave, complicando com uma infecção profunda do pescoço.
Os sinais de alerta para isso são:

  • Inchaço do pescoço;
  • Dificuldade para movimentar o pescoço;
  • Dificuldade para abrir a boca;
  • Dor de garganta cada vez mais forte.

Nesse caso, você deve procurar imediatamente um Pronto Socorro, que muitas das vezes até uma cirurgia vai ter que ser feita, para drenar essa quantidade de pus no pescoço.

DEIXE UMA RESPOSTA