Cegonha

0
3138

Um animal muito hostil quando ameaçado, a cegonha ataca qualquer animal que tente aproximar do ninho.

CLASSE: Aves
ORDEM: Ciconiformes
FAMÍLIA: Ciconídeos
NOME CIENTÍFICO: Ciconia ciconia

cegonha-ninho

Cegonha – Principais características da vida desse animal

Cegonha-branca 1No voo sereno dos grandes pássaros migradores, as cegonhas começam a reaparecer na Europa quando chega a primavera. Descem em lentas espirais, de círculos cada vez mais fechados, de volta aos ninhos que deixaram no ano anterior. Com sentido de orientação mais perfeito que uma bússola, vão e voltam todo ano, sem se perderem nos milhares e milhares de quilômetros percorridos.
Como chegam na primavera, o voo dessas aves é motivo de alegria para todos, um sinal de renascimento da natureza. Daí as superstições de que o bicho traz sorte a vida, ou de que os bebês são trazidos por ele. Mas há outro motivo: como os casais de cegonhas permanecem unidos por longos anos, tais aves simbolizam também harmonia e serenidade.
Na verdade, vida deles não é muito serena. O bicho é hostil e ataca qualquer outro animal que lhe invada o território. Além disso, passa boa parte do tempo comendo presas vivas, que captura com o bico e engole em seguida: ratos, sapos, insetos, peixes e até cobras de tamanho médio. Em geral, encontra essas presas a beira de rios, lagos e outras áreas aquáticas, que as longas pernas lhe permitem percorrer.

Quando o casal volta a reunir-se no ninho, cada cegonha saúda a outra com estas curvaturas de pescoço e com batidas secas de bico, que lembram castanholas.
Algumas cegonhas viajam da Europa ao sul da África, durante a migração de outono – um percurso de quase 10 mil quilômetros, com poucas interrupções.
Muita gente põe uma roda no alto da chaminé para facilitar à elas a construção do ninho. Acredita-se que, sobre a casa, ele traz sorte aos moradores.

cegonha-filhotes

A vida familiar dessa ave está cheia de exemplos de dedicação mútua. Quando chove na primavera, a fêmea entreabre as asas para proteger seus filhotes.
Como outras pernaltas, ela dorme equilibrada sobre uma das patas. De vez em quando, muda de perna, sem acordar, como a gente muda de lado na cama.
Durante a migração, os curtos períodos de descanso transcorrem no alto dos picos escarpados, que as aves encontram em certas regiões montanhosas na África.

Abaixo, veja um vídeo falando um pouco mais dessas aves:

cegonha-filhotes-no-ninho

cegonha-com-filhote

cegonha-se-alimentando

cegonha-sobrevoando

DEIXE UMA RESPOSTA