Como reformar uma cômoda

0
1558

Veja um passo a passo de como reformar uma cômoda.

Se chegou até aqui é porque está com uma cômoda velha, sem graça e fora de moda e não sabe como reformar, não é mesmo?
Reformar uma cômoda antiga é um jeito de dar um novo visual a ela dando mais uma década de uso, mais ou menos. Tendo paciência, e dando atenção a todos os detalhes, essa tarefa de como reformar uma cômoda pode se tornar simples e prazeroso de se fazer.
Tecnicamente não é uma tarefa difícil reformar uma cômoda, basta ter tempo e disposição de sobra para poder fazer um trabalho bem feito, afinal, é melhor perder mais tempo e fazer um trabalho bem feito do que fazer com pressa e se arrepender depois, tendo que refazer tudo ou até mesmo se livrar do móvel.
Siga as dicas abaixo de como reformar uma cômoda.

Veja abaixo, dicas de como reformar uma cômoda dando mais vida a esse móvel:

1° passo – Transferir a cômoda para um lugar que possa fazer sujeira. Pode ser no quintal ou na garagem, pondo o móvel em cima de uma lona.

2° passo – Retirar todas as gavetas.

3° passo – Identificar todos os defeitos e imperfeições. É importante identificar esses pequenos ajustes a serem feitos antes de começar a restauração.

4° passo – Retire os puxadores. Para tirar toda a tinta do móvel, use uma lixa grossa ou uma lixadeira pra facilitar o trabalho. É chato lixar, mas se não fizer isso, o resultado não vai agradar, pois a superfície vai ficar cheia de bolinhas, feio como se fosse uma barba por fazer.

5° passo – Depois de fazer o trabalho chato que é lixar, passe uma massa para madeira usando uma espátula ou faca, para tampar os buracos e deixar bem lisinho, e assim que secar pegue uma lixa mais fina e passe sobre a massa para remover os excessos.

6° passo – Com os buracos, ranhuras e todas as imperfeições corrigidas, é hora de passar a primeira mão de tinta, mas calma que ainda não é a cor que vai predominar no móvel, e sim uma tinta base, para um resultado com mais brilho e bonito. O próprio nome já diz, ela oferece uma boa base para trabalhar favorecendo a pintura final.

7° passo – Para garantir uma melhor aderência, passe uma lixa fina sobre a base após ela secar. Em seguida, passe um pano para retirar o excesso de pó.

8° passo – Agora chega de lixa (ufa!) porque tá na hora da primeira mão de tinta. Use um rolinho próprio pra madeira e comece a pintar. Quanto mais demãos de tinta passar, melhor será o acabamento.
DICA: Para não perder a bandeja sujando de tinta, forre a mesma com papel alumínio. Após o uso, é só jogar fora o papel alumínio conservando a bandeja.

como-reformar-uma-comoda-reformandoE aí, tava esquecendo das gavetas? Rs. Chegou a vez delas. Para as gavetas, a dica é usar tecido colorblock para dar mais vida ao seu móvel.
Ao invés de usar cola para os tecidos, que tal fazer um trabalho mais profissional? A aquisição da vez é um grampeador de tapeceiro, ele é muito útil e prende melhor o tecido do que a cola, e você pode usar futuramente para reformar outros móveis também, ou seja, é um dinheiro bem investido e custa entre 20 e 40 reais.
E agora, vamos para as gavetas.

Como reformar uma cômoda – gavetas

  1. Recorte o tecido em tiras e deixe sobrando 5 cm para cada lado da gaveta;
  2. Depois alinhe o tecido e vai prendendo a parte que sobra por dentro da gaveta. Para fixar bem, mantenha o grampeador bem reto e caso algum grampo insista em não fixar, use um martelo para colocar no lugar;
  3. Nos cantos, dobre o tecido como se faz ao embrulhar um presente e grampeie.

como-reformar-uma-comoda-gavetaPronto! Agora é só colocar de volta os puxadores e voltar as gavetas na sua cômoda.
As dicas de como reformar uma cômoda devem ser seguidas a risca, pois se fizer o trabalho sem paciência “meio nas coxas” como se diz por aí, o resultado será péssimo, além de ter perdido tempo e dinheiro.
Faça com vontade! 😉

Mais imagens de como reformar uma cômoda:

como-reformar-uma-comoda-velha

como-reformar-uma-comoda-resultado

como-reformar-uma-comoda-processos
como-reformar-uma-comoda-lindo-resultado
como-reformar-uma-comoda-azul
como-reformar-uma-comoda-antes-e-depois

DEIXE UMA RESPOSTA