Veja dicas se vale a pena comprar ou alugar um imóvel

1
489

Vale a pena comprar ou alugar um imóvel?

Será que vale mais a pena comprar ou alugar um imóvel? Saiba mais.

Quando estamos falando sobre imóveis, uma das dúvidas mais comuns é se valerá a pena ou não investir em um aluguel ou partir direto para uma compra. Embora cada resposta tenha que ser analisada isoladamente, através de algumas contas, é sempre possível chegar, pelo menos, à uma alternativa que seja vantajosa para suas condições. Abaixo, listamos alguns perfis de compradores que supostamente estejam querendo investir na compra ou aluguel de um imóvel.

Pretendo morar no imóvel por pouco tempo

Comprar um imóvel para revendê-lo pouco tempo depois raramente costuma ser uma boa ideia, uma vez que dá trabalho e demanda muitos gastos. A compra do imóvel envolve o pagamento de impostos, financiamentos, comissões e juros, além do investimento em reformas e manutenções. Todos esses custos, em geral, se somados, são o suficiente para uma família morar de aluguel durante um ano ou mais. Se você está procurando por um imóvel para uma futura revenda, pense bem antes de fechar negócio. O mais vantajoso para você seria viver de aluguel e ir engordando a poupança até chegar a hora certa de investir em um imóvel definitivo.

Pretendo morar no imóvel permanentemente

Em geral, apartamentos para alugar em Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e outras cidades são mais caros devido à infraestrutura e ao polo de empresas nacionais e internacionais presentes nessas regiões. Nesse caso, o melhor mesmo é comprar. Para quem busca por imóveis para morar permanentemente, o esforço vale a pena, mas isso não quer dizer que você não deve fazer as devidas pesquisas para conseguir encontrar, dentro dessas cidades, as opções que oferecem um melhor custo-benefício. Depois de ter decidido sobre onde quer morar pelos próximos anos e estabelecido o tamanho e tipo de imóvel ideal, é a hora certa para considerar uma compra. O ideal é sempre ter em mente suas condições financeiras e até quanto poderá gastar para a aquisição do imóvel pretendido, considerando, claro, suas características e localização.

Não consigo guardar dinheiro

Alugar torna-se mais vantajoso para quem tem costume de poupar, pois, dessa forma, fica possível planejar-se para os imprevistos futuros, com ou sem imóvel em seu nome. Quem vive de aluguel e não tem o hábito de reservar, entretanto, acaba ficando mais vulnerável, financeiramente falando, do que aquele que tem pelo menos a chance de vender seu imóvel, diante do pior dos cenários. Sendo assim, se você é o tipo de pessoa que só consegue planejar-se tendo que pagar boletos e carnês, a compra do imóvel por meio de um possível financiamento pode ser a melhor escolha a ser feita. Depois de ter decidido comprar um imóvel, chega a hora do planejamento, que é crucial para qualquer bom negócio, especialmente se tratando de um imóvel de longo prazo, o que exige muita pesquisa e disciplina, considerando também uma entrada na hora da compra.

Financiamento ou consórcio?

O consórcio é mais vantajoso para quem não tem disciplina e não é capaz de juntar dinheiro para dar entrada em um imóvel, uma vez que você paga um valor fixo mensal e participa de sorteios. No caso dos financiamentos, é preciso ter, pelo menos, 20% de entrada, mas, em compensação, consegue-se mudar logo após a compra, que é o caso dos apartamentos prontos. Se você é disciplinado, o melhor mesmo é o aluguel. Mas, é preciso lembrar que, no caso dos alugueis, você pode ter que deixar o local sem ter se planejado para isso, além do que, com a aposentadoria e seguro saúde mais caro, pode ficar mais difícil conseguir dar conta dos alugueis. Nesse caso, o ideal é planejar-se para a compra do imóvel enquanto estiver morando de aluguel.
Na hora de alugar, sempre pesquise sobre seus direitos como inquilino, reparos, seguros e condições do imóvel. Certifique-se de que entende a cláusula do contrato e, claro, alugue algo que atenda as suas reais necessidades, pois não adianta nada morar em um apartamento grande e não conseguir guardar nada ao longo do ano.

comprar-ou-alugar-um-imovel-placas
comprar-ou-alugar-um-imovel-analise
comprar-ou-alugar-um-imovel-gangorra
comprar-ou-alugar-um-imovel-escolher
comprar-ou-alugar-um-imovel-questao

Avaliar esse artigo

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here