Ideias para cozinhas planejadas pequenas

0
372

Veja abaixo várias dicas e ideias para você que está planejando construir ou reformar a sua cozinha.

Na hora de se projetar uma cozinha, alguns detalhes devem ser bem observados. O primeiro deles é o posicionamento de geladeira, fogão e pia. Para quem for fazer cozinhas planejadas pequenas, esse detalhe deve ser seguido a risca.
A sugestão é formar um triângulo entre eles para evitar a grande movimentação durante o preparo das refeições.
O espaço reservado para a circulação e abertura das portas é de no mínimo 80cm, e pra área de utilização de pia e fogão é de 1,20m.
Outro ponto importante é a localização das tomadas e devem ser colocadas de acordo com o posicionamento dos eletrodomésticos e isso deve ser feito ainda na obra.
Hoje em dia, além do posicionamento das tomadas para os eletrodomésticos, deve ser levado em conta também tomadas extras em lugares pensados para uma possível troca de lugar ou até também para os antenados de plantão que não desgrudam do celular pra nada e precisam de uma tomada sobrando para uma recarga de emergência.
Outra dica muito importante é que o fogão nunca deve ser instalado próximo a janela, pois o vento pode apagar o fogo.
A pia fica muito boa próximo a janela, pois fica sempre claro durante o dia.
Já a iluminação artificial deve ser posicionada de forma que ilumine a tarefa que estará sendo realizada, em cima da pia, do fogão ou da bancada de trabalho.
A ergonomia dos armários não pode ficar fora dos projetos, a utilização de portas maiores e com poucas divisões facilita a utilização.
Trocar a porta de abrir normal por um basculante invertido ou por uma gaveta, evita de se ter que fazer movimentos que gerem dos nas costas para pegar os objetos dentro do armário.
Uma tendência do momento é fazer ambientes integrados, unindo a cozinha e a sala. Isso faz a casa parecer maior, além de facilitar para receber os amigos.
O cuidado que se deve ter é com a colocação de uma boa coifa, pra evitar que a casa fique cheirando comida ou ficar toda esfumaçada.
E pra quem gosta de tecnologia e detalhes sofisticados, existem gavetas que uma luz se acende por um sensor magnético, facilitando assim a visualização dos objetos.
As gavetas podem ter organizador de talheres ou organizador de mantimentos.
As dispensas podem possuir gavetas, que ficam muito práticas para organizar os alimentos.

Veja também, dicas para fazer uma cozinha americana.

Imagens de cozinhas planejadas pequenas:

Essas são as dicas para cozinhas planejadas pequenas, espero que tenha gostado.

DEIXE UMA RESPOSTA