Dicas para mandar bem na entrevista de emprego

0
21

Dicas para mandar bem na entrevista de emprego.

Antes de se inscrever em um processo seletivo, é importante que você esteja certo sobre o seu objetivo durante o processo para mandar bem na entrevista de emprego. Se você quiser apenas testar a sua empregabilidade, não se candidate à vaga.

Com as empresas cortando gastos e custos de operação, os profissionais que estão em busca de um emprego encontram mais dificuldades para se recolocar no mercado, e até mesmo para conseguir uma entrevista.

Por isso, uma entrevista de emprego é uma grande oportunidade e o desempenho do candidato pode ser determinante para a conquista da vaga de emprego.

Veja 10 dicas para mandar bem na entrevista de emprego:

1- Seja pontual e cuide de sua apresentação pessoal
Chegar com muita antecedência demonstra ansiedade, mas chegar atrasado é o pior que pode acontecer. O candidato deve chegar de 10 a 15 minutos antes do horário marcado para evitar imprevistos.

2- Para quem ainda não tem experiência profissional
Se você nunca trabalhou, pense em situações que aconteceram durante o período em que esteve na escola e também familiar. Exemplos: trabalhos em grupo na faculdade, festa que organizou, etc. Você verá muitas dicas para mandar bem na entrevista de emprego.

3- Pesquise sobre a empresa
É importante que você busque informações sobre a empresa contratante. Saber detalhes sobre o negócio da empresa será um diferencial no momento das entrevistas. O candidato que se souber qual é a empresa contratante deve levantar o maior número de informações possíveis sobre ela. Conversar com pessoas que conheçam ou trabalhem no setor e, procurar entender quais são os desafios atuais. Informações como origem da empresa, história, tamanho, cultura e valores sempre ajudam. Tudo isso agrega muito para a entrevista e mostra que você está realmente interessado na vaga.
Essa com certeza é uma das dicas para mandar bem na entrevista de emprego mais importantes.

4- Pontos fortes e em desenvolvimento
É importante que o candidato esteja preparado para valorizar suas qualidades e argumentar como lida com seus defeitos sem que eles se transformem em prejuízos na entrevista. Quando questionado sobre seus pontos fortes, o candidato deve expor características pessoais e profissionais positivas e comprovar isso com base em fatos ocorridos no trabalho e feedbacks de colegas e chefes. Deve-se evitar falar em defeitos, e sim falar em pontos que está tentando melhorar.

5- Saber o momento certo para fazer perguntas
Uma estratégia é saber o momento certo para também fazer perguntas, e não somente respondê-las. Outra estratégia bem interessante é a de fazer perguntas que demonstrem primeiramente que você pesquisou informações sobre a empresa e, em seguida, que tem interesse pela empresa e pela vaga em questão.

6- Use exemplos e casos reais que já aconteceram
O candidato deve citar situações reais para exemplificar suas competências técnicas e comportamentais, fugindo de um discurso ensaiado. “Relatar situações reais e resultados concretos, bem quantificados ou qualificados, dará maior credibilidade na hora de avaliar o perfil.

7- Cuidado com as redes sociais
Expor sua opinião em assuntos delicados nas redes sociais pode ser que você mesmo esteja se prejudicando a si mesmo em uma eventual entrevista em que o recrutador já pesquisou por você.
Evite entrar em assuntos como religião, opção sexual, enfim, esses assuntos que hoje em dia caem na mídia e estão muito em evidência.

8- Nunca minta
Contar uma mentira, aumentar uma coisinha aqui e outra ali é muito arriscado em qualquer tipo de entrevista de emprego. O recrutador – lembre-se disso – é uma pessoa treinada para perceber esses deslizes. Ele faz isso o dia inteiro e tem experiência no assunto.

9- Seja objetivo e verdadeiro
O profissional deve ter clareza sobre seus objetivos de carreira e saber falar dos motivos de saída de empresas em que atuou.
O recrutador já tem todas as suas informações em mãos, porque já ligou para o seu antigo empregador pedindo referência, e se você tentar ocultar ou “maquiar” alguma informação, ele vai saber.

10- Esteja aberto a uma negociação
Nunca o candidato deve exigir um certo valor de remuneração, ele pode falar sobre seu último salário e sempre demonstrar flexibilidade com relação ao assunto.

Com essas dicas para mandar bem na entrevista de emprego, com certeza você já vai estar mais preparado do que muita gente e vai se destacar.





Avaliar esse artigo

DEIXE UMA RESPOSTA