Dieta proteica para emagrecer rápido com cardápio completo

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Veja como fazer uma dieta proteica de forma correta e quais os alimentos corretos para a alimentação.

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A dieta proteica ou dieta da proteína, é muito famosa e fez muitos adeptos no final da década de 90. Como próprio nome diz, a dieta proteica é onde se consome somente proteínas e gorduras, fazendo a exclusão dos carboidratos.
Para entender um pouco melhor essa dieta da proteína, primeiramente precisa-se entender a questão bioquímica do nosso organismo, pra que se saiba como esse carboidrato é caracterizado como o grande vilão.
Muita gente tem o conceito de que é o carboidrato o grande responsável por fazer engordar, e não é bem assim. Existe todo um contexto calórico envolvido nesse processo, uma ingestão de área total.
O nosso corpo guarda uma quantidade muito pequena de carboidrato, por incrível que pareça. Para se ter um exemplo, um homem adulto de 70 a 80 kg vai guardar no máximo de 400 a 500 g de carboidrato, ou seja, é um tipo de macronutriente que como a gente guarda pouca quantidade, você acaba tendo que ingerir diariamente para repdieta-proteica-combinaçõesor. A forma que esse carboidrato é guardado em nossas células é chamado de glicogênio, e fica armazenado principalmente no fígado e em nossa musculatura. Como a glicose é higroscópica, absorve umidade, toda vez que o carboidrato é armazenado ele também armazena água. Para entender um pouco melhor essa regrinha, então todo o carboidrato armazenado pelo nosso corpo é praticamente água. Por isso que muitas vezes as pessoas sentem um certo “inchaço” na barriga.
É aí que entra a dieta proteica. A dieta da proteína simplesmente exclui o carboidrato das suas refeições. A ideia é zerar o carboidrato.
O carboidrato é a fonte primária de energia do nosso corpo e quando você zera o número de carboidratos em sua dieta, e aqueles carboidratos que estão armazenados começam a ser usados. Normalmente, em cerca de 48 horas os carboidratos armazenados em nosso corpo acabam. Quando isso ocorre, o corpo acaba fazendo uma manobra para poder gerar energia, já que sua principal fonte foi esgotada. O nosso corpo é um grande laboratório, e para executar uma estratégia para gerar energia, o fígado vai fazer a principal função.
Já que o nosso corpo zerou os carboidratos, e precisa de uma fonte de energia para manter o corpo em funcionamento, ele começa a usar as reservas de energia que são as famosas “gordurinhas”.
É aí que está o grande sucesso dessa dieta proteica que proporciona uma perda de peso muito rápida, pois elimina muita gordura do nosso organismo de uma maneira fantástica.

Resumo
De uma maneira resumida para melhor entendimento, o nosso corpo necessita de uma fonte de energia (carboidratos), e quando os carboidratos são zerados o corpo busca outra alternativa que é transformar a gordura armazenada em nosso corpo em fonte de energia, tudo isso através do fígado.
Se nosso corpo não fosse tão fantástico e adaptável, uma pessoa que ficasse sem comer alimentos com carboidratos em sua composição, morreria em cerca de três dias por não ter fonte de energia.

Dieta proteica – contraindicações

  • Gestantes
  • Mulheres em períodos de amamentação
  • Diabéticos

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Dieta proteica completa

Café da manhã

  • Opção 1 – leite de soja e uma fatia de ricota
  • Opção 2 – queijo branco
  • Opção 3 – ovo mexido com duas fatias de peito de peru
  • Opção 4 – Iogurte desnatado com 15 g de proteína isolada

Lanche da manhã

  • Opção 1 – 1 xícara de chá verde acompanhada de castanha do pará, nozes ou amêndoas
  • Opção 2 – 1 pote (1oo g) de iogurte desnatado

Almoço

  • Carne vermelha ou branca (alcatra, coxão mole, coxão duro, peito de frango) – porção de 140 g
  • Salada
  • Gelatina diet como sobremesa

Lanche da tarde

  • Opção 1 – 1 xícara de chá verde com 2 unidades de queijo processado
  • Opção 2 – 1 taça de iogurte desnatado
  • Opção 3 – ovo mexido com peito de perú
  • Opção 4 – Alimentos à base de soja

Janta

  • Peixe ou
  • Salmão ou
  • Hamburguer de soja
  • Patê de atum conservado em água (light)
  • Maionese diet

Ceia

  • Opção 1 – leite de soja
  • Opção 2 – shake de proteína

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