Como se sair bem em uma entrevista de emprego

0
235

Veja como impressionar na entrevista e conseguir o emprego que deseja.

Com o mercado cada vez mais competitivo, cada convocação para uma entrevista de emprego é vista como importante para os candidatos. E várias pessoas se perguntam como se sair bem em uma entrevista, ou para aquelas pessoas que vão passar pela primeira vez essa experiência, várias perguntas vêm a cabeça, principalmente no dia que antecede a entrevista.
Para conseguir um emprego, após o currículo do candidato ser escolhido, o mesmo passará por uma entrevista no qual uma ou mais pessoas fará perguntas tendo como base o seu currículo.
É muito importante que o candidato se conheça, reconheça seus pontos fortes e fracos, mas essa história de que o entrevistador faz perguntas relacionadas a qualidade e defeitos do candidato é um pouco relativo e depende do recrutador. Se a empresa é de grande, médio ou pequeno porte não importa, pois cada recrutador tem um jeito de aplicar a entrevista de emprego.
A entrevista de emprego nada mais é do que validar as informações contidas no currículo, por isso é muito importante que os seus dados sejam verdadeiros, que o seu currículo seja praticamente um espelho do que você é. Colocou no currículo que você é organizado? Seu local de trabalho deve estar sempre arrumado. É somente um exemplo, mas é sempre bom descrever em seu currículo somente verdades para não correr riscos no futuro. É claro que isso tudo não é seguido a risca pelas empresas e pelo seu superior, mas é melhor não querer pagar para ver.

Como se sair bem em uma entrevista de emprego

O que é uma entrevista de emprego?

A entrevista de emprego nada mais é que um processo de validação do seu currículo, ou seja, o recrutador quer validar alguma recomendação que recebeu ou apenas conferir se os dados contidos no currículo são os mesmos que o entrevistado irá responder. O entrevistador recebeu a indicação de um amigo falando que a pessoa é trabalhadora, esforçada, educada etc. O candidato que será entrevistado ter que ser coerente com essas informações e o entrevistador vai fazer a parte dele, que é entrevistar para validar aquelas informações.

Sustentar as informações contidas no currículo

Ser verdadeiro nas informações pode ser o primeiro passo para o sucesso em uma entrevista de emprego. Por exemplo, uma pessoa diz que sabe falar inglês, pode esperar que quando se trata de língua estrangeira o candidato irá passar por um teste para comprovar se sabe realmente falar inglês. Não adianta querer maquiar as informações, seja coerente com os seus conhecimentos e coloque informações que terá condições de sustentar e comprovar.

Erros e esquecimentos inaceitáveis

Molduras, fotos retiradas de redes sociais, erros de ortografia, tudo isso e muito mais não deve acontecer nunca. Querer chamar a atenção com cores e deixar o currículo enfeitado demais é um erro. O currículo deve ser o mais profissional possível. Falando de profissional, você tem um e-mail profissional ou ainda usa aquele que criou quando tinha 15 anos? Atualize e faça um e-mail para uso profissional, pois o que está em jogo é sua carreira profissional e com ela esses erros não podem ser admitidos.
Isso serve principalmente para os jovens, que eventualmente acabaram de passar naquela fase que esse tipo de e-mail era legal e descolado.

Respeito com sua própria imagem

Como se trata de um processo para uma conquista, o candidato deve mostrar respeito e zelo com quem está entrevistando.
Veja abaixo algumas dicas:

  • Usar uma roupa adequada, que demonstre o seu cuidado e respeito com quem está entrevistando;
  • Um corte de cabelo apropriado;
  • Não usar roupas decotadas;
  • Ser coerente com a maquiagem;
  • Nada de bonés, shorts ou tênis colorido.

Traje ideal para os homens: Camisa ou camiseta polo, calça jeans e um sapato ou sapatênis.
Traje ideal para as mulheres: Camisa social ou blusinha sem decote, calça jeans e um sapato ou salto.

Cuidado com as redes sociais

É muito comum nos dias de hoje, as pessoas postarem nas redes sociais algum descontentamento com os serviços prestados por alguma empresa e tudo mais. E se essa pessoa algum dia for chamado para uma entrevista de emprego para essa empresa que proferiu alguns xingamentos? Tome cuidado, pois nessa era digital as empresas podem muito bem vasculhar a sua vida digital e encontrarem coisas desse tipo. Com certeza a empresa não vai querer como funcionário uma pessoa que até pouco tempo atrás xingou e jogou nas redes sociais para todos verem.

Recolocação no mercado de trabalho

Para aquelas pessoas que já atingiram uma idade mais avançada, as verdades são as mesmas. Ser transparente e coerente com o seu atual momento.
Com a expectativa de vida aumentando, o número de pessoas mais velhas querendo se recolocar no mercado de trabalho vai se tornar cada vez mais comum. A dica é demonstrar a aspiração desse novo momento.
Em alguns casos a pessoa até já se aposentou e imaginou que fosse ficar feliz parado, mas de repente ela descobre que quer trabalhar novamente. O segredo é abrir o jogo e dizer que está em um momento novo na vida e que ainda tem disposição para trabalhar. Que está sentindo o efeito de uma vida mais longa e não quer ficar parado sem trabalhar.

Perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego

Quais são os seus pontos fortes?
Essa pergunta tem a ver com aquilo que você construiu na sua carreira e que competência você usou para obter aqueles resultados. O importante é sempre dar uma resposta verdadeira para o entrevistador em todas as perguntas.

Quais são os seus pontos fracos?
Uma dica importante é se concentrar nos seus pontos fracos profissionais, e tente evitar falar dos seus defeitos pessoais ou de comportamento.
Um ponto a ser destacado é dizer o que você está fazendo para melhorar isso, pois todo ser humano possui defeitos e ninguém é perfeito.
Não existe ninguém que faça todo o tipo de trabalho com perfeição.

Porque se interessou em trabalhar nessa empresa?
Sempre busque informações pela empresa a qual vai se candidatar para um cargo. Veja qual é a missão, visão e valores da empresa e conheça como a empresa trabalha e o seu jeito de trabalhar.
Veja os pontos que podem valorizar o seu currículo, que te atraem e que pode te ajudar a construir uma carreira melhor.

como-se-sair-bem-em-uma-entrevista-de-emprego-entrevistadores

como-se-sair-bem-em-uma-entrevista-de-emprego-dicas

como-se-sair-bem-em-uma-entrevista-de-emprego-postura

como-se-sair-bem-em-uma-entrevista-de-emprego-linguagem-corporal

DEIXE UMA RESPOSTA