Girafa

0
2300

Apesar do tamanho, esse incrível animal pode chegar a uma velocidade de 50 quilômetros por hora.

CLASSE: Mamíferos
ORDEM: Artiodáctilos
FAMÍLIA: Girafideos
NOME CIENTÍFICO: Giraffa camelopardalis

girafa-cabeça

Na África, a aurora chega de repente, como o crepúsculo. Em poucos segundos, a luz inunda toda a savana. E então, ao longe, você poderia ver destacar-se uma figura imponente. Talvez uma árvore esguia, de contornos mal definidos. Ou não?
A camuflagem natural da girafa, seu pêlo malhado, torna tão imprecisa a figura do animal, que fica difícil enxergá-la a certa distância. Em grande parte, é graças ao desenho e à cor da pelagem que ela consegue sobreviver. Porque na perigosa região que ela habita vivem também os leões, que a caçam todos os dias.
girafa-olhandoContra essa ameaça, ela dispõe de outras defesas, além do disfarce. Velocidade é um desses recursos: uma girafa chega a correr a 50 quilômetros por hora e tem mais fôlego do que os leões. Seu aspecto desajeitado e lento na corrida é só impressão. Os movimentos parecem esquisitos porque ela não corre como outros quadrúpedes. O cavalo, por exemplo, movimenta primeiro as patas da frente, depois as de trás, quando galopa. A girafa, não. Ela move primeiro as patas de um lado, depois as do outro, alternadamente. Outra razão que leva muita gente a desprezar a corrida dela é que suas passadas não são muito rápidas. De fato. Mas, em compensação, com pernas de 2,5 metros, cada passo é um longo salto.
Em último recurso, quando o disfarce e a fuga não bastam para livrá-la do perigo, ela luta. Sua arma principal são as patas dianteiras, usadas para desferir golpes, mais ou menos como fazem os cavalos. O bicho não é muito ágil, mas, se acertar, pode matar até um leão. É que esse animal quando adulta chega a pesar meia tonelada ou mais. Com todo esse peso, a patada é compreensivelmente perigosa.
Mas normalmente ela é um bicho pacato e tímido. Prefere comer folhinhas tenras do alto das árvores. Com 6 metros de altura, das patas aos chifres, ela alcança facilmente os galhinhos no alto das copas.

Veja abaixo, um vídeo em que uma Girafa tinha acabado de matar um leão:

https://www.youtube.com/watch?v=15lEmUtpkEc

Girafa – Curiosidades

A girafa já nasce grande. Meia hora depois de nascer, o filhote já se põe de pé e espicha bem 1,5 metros de altura. Mas ainda precisa crescer mais, para andar em segurança. Por isso, durante quase um ano, a mãe o mantém num esconderijo, onde vai amamentá-lo. Depois desse tempo, ele já sabe correr e comer. E então, ainda em crescimento, mas já com 3 metros de altura, pode juntar-se ao bando.

Para alcançarem as girafas nessa corrida pela savana, os caçadores precisam persegui-las de caminhão.

Beber água envolve o mesmo perigo que comer plantas do chão: fica difícil fugir depressa com o tronco para baixo.

Ela não pode morder os alimentos, porque lhe faltam alguns dentes da frente. Para arrancar folhas e galhinhos, o jeito é puxá-los com a língua de meio metro, preta, forte e preênsil como um tentáculo.

Além da girafa, o ocápi é o único animal pertencente à família dos Girafídeos. Embora de menor tamanho, apresenta algumas semelhanças com ela: a cabeça, a pelagem aveludada e os dois pequenos chifres cobertos de pele, entre as orelhas.

girafa-cabeça-2

girafa-mordendo

girafa-savana

girafa-olhar

girafa-linda

girafa-lingua

Avaliar esse artigo

DEIXE UMA RESPOSTA