Guepardo

0
1076

O animal terrestre mais rápido do mundo, podendo chegar a incríveis 110 km por hora.

ORDEM: Carnívoros
FAMÍLIA: Felídeos
NOME CIENTÍFICO: Acinonyx jubatus

guepardo-olhar-distante

Apesar das pernas longas como as de um cão, o guepardo quase rasteja quando se aproxima do rebanho de gazelas. O ventre roça o capim, os passos são lentos e sem ritmo (a cada movimento, segue-se um instante de imobilidade). Com isso, o balanço ocasional do mato confunde-se com a agitação da brisa.
É difícil enxergar o bicho, porque as pintas pretas e irregulares do pêlo amarelo dissolvem o contorno da figura; o caçador é quase invisível contra a guepardo-bandovegetação de fundo. Tampouco o cheiro o denuncia. Quando se vai aproximando do rebanho, o guepardo instintivamente se põe contra o vento, que leva seu cheiro para outra direção.
Quando a presa percebe, já é tarde demais, o guepardo já transpôs quase toda a distância que o separava dela.
Segue-se uma correria assustadora entre o rebanho. Mas o bicho já escolheu seu alvo e o persegue sem dar atenção aos outros animais que fogem.
A perseguição dura pouco. Basta dois segundos para o caçador estar correndo a 70 km por hora. E a velocidade pode aumentar ainda mais, até atingir aos impressionantes 110 km por hora. Nenhum outro animal terrestre pode competir esse bicho, nem em rapidez de aceleração e nem em velocidade de corrida.
Em poucos segundos alcança a gazela, morde-lhe a perna, rolam os dois numa nuvem de poeira. Antes mesmo de o pó assentar, a luta já acabou. Começa o repasto do vencedor.
Veja abaixo um vídeo desse animal caçando:

Filhotes de guepardo

Até os dois anos, os filhotes são protegidos e alimentados pela mãe, que os ensina a caçar durante esse período de dependência. Também conhecido pelo nome de chita (forma aportuguesada do nome inglês, cheetah), o bicho difere de outros felinos em vários aspectos: é o único que não retrai as garras, por exemplo; em proporção, as pernas são mais longas que as de seus parentes e a cabeça é bem menor (daí seus dentes e mandíbulas serem menos possantes). Além disso o felino nunca ruge. Mas sabe imitar o pio de pássaros e ronronar como um gatinho.

guepardo-filhotes-2

Domesticação do felino

Com os olhos vendados, para não excitar-se antes do momento propício, o animal é levado a caça. Em certas regiões da Ásia, o bicho é capturado já adulto, para ser domesticado e adestrado como auxiliar dos caçadores humanos. Mas no cativeiro o felino não se reproduz e vive menos tempo que em liberdade.

guepardos-domesticados

O felino é capaz de defender sua presa contra o ataque das hienas. Mas, se o rival for um leão, o quadro muda de figura. Afinal, o leão mede uns 3 metros de comprimento, da cabeça à cauda, enquanto o guepardo não chega a 2 metros. Em matéria de peso, o contraste é maior ainda: 250 quilos contra só 45.

guepardos-caçando

guepardo-correndo

guepardo-filhotes

guepardo-gazela

guepardo-na-pedra

DEIXE UMA RESPOSTA