Jaguatirica

0
322

Jaguatirica: um animal feroz, que pode abater animais de porte bem maior.

CLASSE: Mamíferos
ORDEM: Carnívoros
FAMÍLIA: Felídeos
NOME CIENTÍFICO: Felis pardalis

 

Jaguatirica – Características

 

jaguatirica-agil-e-forteA luz da lua e das estrelas, coada pela folhagem espessa da mata, recobre de manchas irregulares os galhos e o solo mais abaixo.
Contra esse fundo pintado de claro e escuro, o pêlo da desse animal torna-a quase invisível.
Em seu andar macio e ágil de felino, ela percorre a floresta para caçar, toda noite. Com organismo parecido com o do leão, do leopardo e da onça (carnívora, intestino curto, digestão rápida), ela não pode passar muito tempo sem comer. Nem escolher, muito, contanto que se trate de carne viva, e de bicho que ela possa vencer em combate (ao contrário da onça, que é mais voraz, ela despreza os peixes, que a onça pesca e ela não). Ataca e devora quatis, macacos, veados e principalmente aves como o jacu.
Nas regiões onde há fazendas por perto, invade galinheiros e não há cachorro que a enfrente, embora ela seja pouco maior que um gato. Na floresta, nem o ouriço lhe escapa. Quanto topa com um, fica rodeando até poder esmagar a cabeça com uma potente abocanhada. Depois, arranca todos os espinhos do bicho e só então vai comê-lo.

Bicho muito forte e feroz, apesar do tamanho, a jaguatirica consegue abater com facilidade animais de porte bem maior do que o dela. É o caso do veado: se não puder fugir, tem apenas um minuto de vida.

filhotes-de-jaguatiricaDuas vezes por ano, na fase adulta dá cria a dois filhotes, após um período de gestação que dura 90 dias. Ela procura um lugar abrigado como um oco de árvore, uma moita fechada ou uma gruta para dar à luz. Antes mesmo de completar-se o desmame, os dois “gatinhos”, que já apresentam a mesma pelagem característica da mãe, começam a aprender como lutar.

Cuidados ao tentar domesticar esse animal

Quando criada em casa desde os primeiros dias de vida, esse animal pode ser facilmente domesticado, como os demais felinos. Mas, como os gatos, nunca deixa de ser um animal arredia e perigosa.

Além de devorar filhotes de aves que fazem ninho no solo ou em ramos grossos, a jaguatirica também caça pássaros adultos pousados. Mas nem sempre o bote é bastante certeiro e ágil. A jaguatirica enfrente até jibóia, animal capas de quebrar seus ossos.

jaguatirica-cacando-ave

Espécies de jaguatirica

Há várias espécies de gatos-do-mato, a jaguatirica, maracajá, e jaguarundi são alguns desses gatos-do-mato. A jaguatirica é conhecida também como gato-do-mato-grande. Entre esses felinos existe uma grande variação de tamanho e de pelagem, havendo até exemplares de uma só cor.

jaguatirica-felino

jaguatirica-gato-do-mato

jaguatirica-animal-arredio

 

DEIXE UMA RESPOSTA