João de Barro

0
531

Um animal que tem por natureza, dividir as tarefas.

 

João de Barro – Características

 

joão-de-barroPassada a chuva, o ar lavado dos campos se enche do cheiro da terra molhada. Enquanto as árvores ainda gotejam, o casal de passarinhos parece alvoroçado; cada um emite longos trinados, que lembra uma grande gargalhada.
Para o joão-de-barro, o cheiro da lama é um sinal que põe em funcionamento todo um complicado mecanismo orgânico.

Macho e fêmea pousam no barro, enrolam uma pelotinha cada um, mais ou menos o tamanho de um grão de feijão. Depois, com esse tijolinho rudimentar no bico, voam para a forquilha que escolheram para abrigar o ninho.
No alto da árvore, depositam a pelotinha de barro no lugar certo e cada um vai amassando a sua, uma por vez. Bicam, bicam e bicam, depois descansam, voltam a bicar até que o barro esteja bem amassado. Então, voltam para buscar mais barro no solo.

SONY DSC

Essa trabalheira toda dura uns quatro a sete dias, até completar-se o ninho, de uns 25 centímetros de altura. Aí dentro, uma divisão protege a câmara onde a fêmea porá os ovos: quem olha de fora não vê os três ou quatro ovinhos brancos através da cobertura.

joao-de-barro-casa

Muito conhecido por sua habilidade em construir ninhos, o joão-de-barro é também admirado por sua vida familiar: o casal, que divide as tarefas e cuidados com a prole, permanece unido durante toda a sua vida.

joao-de-barro-na-sua-casa

O joã0-de-barrro põe ovos em janeiro e setembro, dois meses chuvosos. A chuva é importante para ele, pois sem ela é difícil achar barro; sem barro, não há ninho; e sem ninho não há como chocar os ovos. Se a chuva parar e a lama do solo secar, o joão-de-barro fica sem material para a construção e o jeito é completá-la com estrume de gado.

joao-de-barro-casalJoão de Barro

DEIXE UMA RESPOSTA