Métodos para parar de fumar

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Veja alguns métodos para abandonar o tabagismo de vez e ter uma vida mais saudável.

End of smoking

Só quem já tentou largar o vício do cigarro sabe o quanto é difícil parar de fumar. O tabagismo está presente na vida de milhares de pessoas e a maioria delas contam que já tentaram vários métodos para largar o vício mas sem sucesso.
Os fumantes têm plena consciência de que o cigarro faz mal a saúde, que pode causar doenças e diminui o tempo de vida, mas a nicotina é a métodos-para-parar-de-fumar-finalmais poderosa das drogas em termos de dependência química, fazendo com que a tarefa de parar de fumar se torne quase impossível para muitas pessoas.
Para quem convive com alguma pessoa que está tentando largar o vício, a dica é não forçar a barra, pois a pessoa é a primeira a saber que o cigarro não trás nenhum benefício a saúde e só não larga de vez porque não consegue.
O que faz da nicotina uma substância muito poderosa é que quando entram em nosso organismo ativam regiões do cérebro ligadas ao prazer, tornando para os fumantes de primeira viagem um vício muito rápido e incontrolável.
Existem vários métodos para parar de fumar, mas cada um tem a sua maneira de fumar, seus hábitos e comportamentos. Somente com uma avaliação mais profunda e detalhada é possível indicar um método para largar o vício. Existem muitos casos em que a pessoa decide parar por conta própria e sem a ajuda de um especialista. Só quem vivenciou essa experiência sabe o quanto é difícil parar de fumar de uma hora pra outra, exige muita força de vontade e também a motivação e colaboração de familiares e amigos contam muito nesse momento.

Métodos para parar de fumar

Desvincular o cigarro do prazer

Uma pausa no trabalho, após um café, uma cerveja com os amigos, e o que tudo isso tem em comum? Automaticamente e sem perceber, você já acende um cigarro.
Especialistas apontam que quem passar a fumar em um lugar desagradável, tem mais chances de parar de fumar, pois a pessoa se dá conta que teve que se locomover do lugar confortável em que estava para outro totalmente desconfortável, exemplo: assistindo jogo de futebol e deu aquela vontade de fumar, teve que ir até a área de serviço só para fumar. Só assim para a pessoa perceber que é dependente e as chances de parar de fumar aumentam.

Chicletes de nicotina

Os chicletes de nicotina são indicados para pessoas que estão com abstinência e muita vontade de fumar. As gomas de mascar são feitas a base de nicotina e ao serem mastigadas, liberam nicotina gradualmente, dando uma saciedade por até 20 minutos no máximo.
A ação da nicotina da goma de marcar é diferente da presente no cigarro, pois ela será depositada na corrente sanguínea e em quantidade pequena, apenas com o objetivo de controlar o vício.
A dica é não mastigar como se fosse um chiclete comum, e sim mastigar em intervalos para sentir o gosto da nicotina, em seguida depositar o chiclete entre a bochecha e a gengiva para que o gosto desapareça.

Adesivos de nicotina

Os adesivos de nicotina tem o objetivo de liberar pequenas doses de nicotina, fazendo com que o dependente sacie sua vontade apenas com o adesivo e vá parando aos poucos. É indicado para todas as pessoas que querem largar o vício, e o produto não possui nenhuma contraindicação formal, exceto para gestantes.
O uso do adesivo deve ser feito no período de 45 a 90 dias, dependendo de quantos cigarros a pessoa fumava por dia.

Fazer uma lista com os malefícios que o cigarro trás a sua saúde

Encontrar uma razão para deixar de fumar é essencial, pois dá motivação e força de vontade para parar. Entre as razões pode citar, por exemplo, diminuir o risco de doenças graves, melhora na respiração, poupar dinheiro e muitas outras razões. É importante guardar essa lista e consultar quando quiser para lembrar os motivos e razões que deixou o vício.

Praticar exercícios

Um dos métodos mais indicados é a prática de atividades físicas. Muitos dependentes do cigarro tiveram que abandonar um esporte que tanto adorava praticar por motivos de não ter mais condições físicas devido ao vício do cigarro. Exercitar-se, libera um neurotransmissor ligado a sensação de prazer e bem-estar, o mesmo que a nicotina, com a diferença de que exercícios físicos só trazem benefícios para a saúde e a nicotina só faz mal.
Nos momentos em que sentir vontade de fumar, vá fazer uma caminhada ou qualquer tipo de atividade física, o importante é se esforçar ao máximo para não cair em tentação e acabar fumando.

Contar com o apoio de amigos e familiares

Contar para as pessoas mais próximas a decisão de parar de fumar costuma ajudar. Pois além de reforçar a ideia, terá mais pessoas para avisar e incentivar.
Conte somente para as pessoas que você tem certeza que darão total apoio nessa sua decisão.
Explique que esse é um motivo difícil para você e que terá momentos em que estará mal-humorado, irritado e de baixo astral.

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