Resumo sobre aquecimento global

0
410

Veja um resumo sobre aquecimento global com suas causas, consequências e soluções.

aquecimento-global-gás-carbonico

Ao falar sobre aquecimento global, logo vem na cabeça o efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém a temperatura da terra acima do que seria na ausência da atmosfera, permitindo assim que ocorra a vida da qual nós conhecemos.
Se não houvesse o efeito estufa a temperatura da terra seria de -18°C, ao invés dos 15°C que temos hoje. Para entender melhor como funciona, pegamos como exemplo um ônibus parado com os vidros fechados e sob a luz do sol. Os raios que chegam do sol passam pelos vidros, e ao atingirem a superfície interna do ônibus se transformam aquecimento-global-globoem calor na forma de irradiação infravermelha. A radiação infravermelha tem dificuldade de atravessar os vidros do ônibus e com isso fica presa no interior do veículo, causando seu aquecimento.
O Mesmo ocorre com a atmosfera da terra, onde alguns gases funcionam como o vidro do ônibus, deixando que a radiação do sol entre e se transforme em calor, mas impedindo que esse calor na forma de radiação infravermelha volte para o espaço. A radiação infravermelha é capturada pelos gases estufa que se aquecem e aumentam a temperatura do ar.
Os principais gases estufas são o vapor da água e o gás carbônico.
O balanço de energia como está composto atualmente, o sistema terra/atmosfera está em equilíbrio, pois toda energia que entra é igual a que sai.
De toda radiação solar que atinge a terra, 30% é refletida antes de atingir o solo e 70% é convertida em calor e devolvida para o espaço. Para que o equilíbrio energético seja mantido, toda essa radiação deverá ser emitida de volta para o espaço. Mas se houver um aumento da concentração do CO2 (gás carbônico), poderá ocorrer um aumento do efeito estufa e portanto, sairá menos radiação do que entra. Essa diferença causará o aquecimento da baixa atmosfera (aquecimento global), aumentando a temperatura média da terra e causando possíveis desequilíbrios ambientais. Mesmo que o dióxido de carbono esteja em baixas concentrações na atmosfera, a sua importância para o efeito estufa é fundamental.
Então, o efeito estufa nada mais é que um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retiro, não sendo libertado para o espaço.

Consequências do aquecimento global

Uma das consequências que mais vão ganhar manchete nos noticiários mundo afora é o degelo. Pesquisas afirmam que a camada de gelo do Ártico tornou-se 40% mais fina e sua área sofreu redução de 15%. A Antártida perdeu mais de 3 mil km quadrados de extensão.
Outras consequências do aquecimento global são a desertificação, intensificação das secas, alteração do regime de chuvas, escassez de água, abundância de chuvas em determinadas localidades, tempestades, furacões, tsunamis, alterações de ecossistemas, redução da biodiversidade, perda de áreas férteis, e ainda a disseminação de doenças como a malária, esquistossomose e febre amarela.

aquecimento-global-degelo

Soluções para o aquecimento global

Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.

Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.

Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.

Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.

Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.

Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.

Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.

Implementação de programas de reflorestamento e arborização, principalmente nos grandes centros urbanos.

Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.

Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.

Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).

Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodiesel) e etanol.

aquecimento-global-gases-poluentes

aquecimento-global-derretendo

aquecimento-global-como-acontece

aquecimento-global-radiação

aquecimento-global-desertificação

aquecimento-global-desastres

DEIXE UMA RESPOSTA